terça-feira, 22 de abril de 2014

Linux LVM

Acho que todo mundo já apanhou e aprendeu sobre LVM. Eu já apanhei muito. Hoje sempre faço um LVM nos servidores. Mesmo que eu não tenha planejado usa-lo no futuro. As vantagem são muitas. 
Abaixo é mais um tutorial pessoal de como de uma documentação de consulta rápida que eu uso para me orientar quando irei trabalhar com o LVM.

Preparar o disco com Fdisk
#sudo fdisk /dev/xvdf
comandos no fdisk n, t(8e), w (configurações dentro do fdisk)
#pvcreate /dev/disk1
#vgcreate vgdisk /dev/disk1
#vgchange -an (ativa todos os VG)
#lvcreate -L 30G vgdisk (crio um volume lógico com 30gigas)
#mkfs.ext4 -L nome_do_disco /dev/vg_name/lv_name

#vim /etc/fstab

/dev/vg_name/lv_name /mnt/nome_dir ext4 defaults 1 2

Extender um disco LVM

#pvresize -v /dev/xvdb (as vezes precisa)
#pvcreate /dev/xvdh1
#vgextend indice /dev/xvdh1
#lvextend -L+60.00G /dev/indice/lvol0
#resize2fs /dev/mapper/indice-lvol0



Montar um disco LVM de um servidor em outro servidor

#vgscan
#vgchange -ay vg-volume-xxx
#lvscan
#mount -t ext4 /dev/vg-volume-xxx/lvol0 /volume

Claro que isto não e uma documentação ou um tutorial. É algo mais prático para o meu dia a dia.

Nenhum comentário: